Instagram

24 dezembro 2014

Higiene no século 18

Eu e garanto que você também, deve achar lindas aquelas épocas antigas, não é verdade? Mas todo esse glamour desce  pro ralo quando o assunto é higiene!

Pra começar, não tinha nem esgoto, pelo menos não igual ao que nós conhecemos hoje, sanitário nem se fala. Nem um misero sabonete, papel higiênico, desodorante, nada disso fazia parte da rotina das pessoas daquela época! E o banho era algo super luxuoso!

Não sabia disso? Fique calmo. Pois boa parte das pessoas também não sabem! Então, selecionamos algumas curiosidades sobre a "higiene" do século 18!


Na época as pessoas acreditavam que a água, especialmente a quente, não fazia bem para a saúde e deixaria as doenças entrarem facilmente  no corpo. Então, os banhos só eram tomados, mais ou menos, uma vez por mês. E, claro, como ninguém queria ficar mal falado, eles tomavam o banho sem tirar as longas roupas íntimas. Pra piorar a situação, algumas familias que tinham banheiras, tomavam o banho da seguinte maneira: os primeiros a tomar o banho era os homens da casa , depois as mulheres e finalmente as crianças. E TUDO ISSO SEM TROCAR A ÁGUA. Definindo, maior nojeira!

 Pentear o cabelo era um hábito bem incomun na épocaque hoje parece natural para a maioria das mulheres ao redor do mundo. As mulheres também não depilavam os pelos do corpo. Axilas, pernas, púbis, buço… 

 Por incrivel que pareça as casas tinham um cheiro bastante agradável, pois não existia encanamento e as pessoas costumavam se aliviar em pinicos ou vasos próprios para esse tipo de uso, até que alguém esvaziasse esses utensílios em janelas ou na rua, o que não raramente atingia passantes.

As mulheres tinham poucas opções quando o sangramento da menstruação chegava. Algumas usavam um pedaço de tecido que seria lavado e reutilizado váriaaas vezes, enquanto outras simplesmente deixavam a gravidade agir e se lavavam na hora do banho (se ele acontecesse).  Já sofro hoje em dia com a menstruação, imagina nessa época! 

Você já deve ter visto que várias pessoas da época usavam peruca.  Isso acontecia porque, eles não lavavam os cabelos, tendo que raspar a cabeça por causa dos benditos piolhos. E para esconder usavam perucas. Essas perucas eram feitas de um tipo de plástico. 
Com o tempo as perucas acabaram viraram símbolo de nobreza.

Como eu falei anteriormente, era muito raro tomar banho e o primeiro banho do ano era tomado após o inverno, em maio. Então os casamentos eram marcados para logo após este período de higiene – dizem que é também por este motivo que maio é considerado o mês das noivas. Quando o casamento era realizado um pouco mais distante do mês de maio, as noivas carregavam flores perfumadas junto ao corpo para esconder o odor que saiu das suas partes íntimas.
             
História Suja


Vasco da Gama (1460-1524)
O navegador português levantou reações enojadas em sua viagem à Índia. Os indianos pediram que ele só falasse com a mão na frente da boca, para conter o bafo







Napoleão (1769-1821)
O imperador era asseado – mas encontrava estímulo erótico no cheiro do corpo. Em uma de suas campanhas militares, escreveu a sua mulher, Josefina: "Retorno a Paris amanhã. Não se lave"





 Luís XIV (1638-1715)
O rei francês só tomava banho por ordem médica e vivia no imundo palácio de Versalhes, onde as fezes eram recolhidas dos corredores só uma vez por semana.




Dom João VI (1767-1826)
O rei português que fugiu de Portugual e instalou sua corte no Rio de Janeiro em 1808, detestava banho e costumava vestir a mesma roupa até que ela apodrecesse

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Oii ! Sempre gosto de ler sobre essas coisas, os século 18 foi demais. Eu gosto de estudar sobre isso também. Gostei do post, bem inovador e fantástico. Parabéns *u*

    Bjoos Miih

    http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, Miih! Que bom que gostou, obrigada :)
      Beijos

      Excluir
  2. Eu jurava que a nobreza era limpinha! Nossa, que nojento essa sujeira toda. Que bom que não vivi nessa época. Caraca, era muito nojento mesmo. Eca, fiquei até com vontade de tomar banho, argh.

    sugar-purry.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha quando eu terminei de fazer o post, juro, que me senti super limpinha!
      Beijos!

      Excluir
  3. Gent, seu blog é MUITO legal. Eu já sabia dessas coisas (tirando a do palácio, fala sério cara D:), mas os assuntos abordados são completamente diferentes e completamente interessantes. Sério, muito legal mesmo. Continue que você ganhou uma nova leitora <3

    pamelawille.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onww, muito obrigada, Pamela! Fiquei super feliz de ler teu comentário :)
      Eu e a Ally sempre queremos trazer um contéudo diferenciado!
      Beijos, Pamela!

      Excluir
  4. Minha nossa que povo sujo, fiquei tão impressionado que mostrei a todos aqui em casa eles ficaram impressionados também. meu deus que povo sujo.
    http://gaiolasdeinverno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu to apavorada com tudo isso. Ta loco! Aquela das fezes recolhidas uma vez por semana pqp. E essa gente dormindo junto? Imagina o odor hahaha. Ta looooooooooco. Que horror

    www.livinganamericanlife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou chocada :o
    Nunca ia imaginar isso, que povo porquinho rsrs
    É nojento mas mt interessante kkkkkk
    Coitadas dessas mulheres, não sei o que é pior , lavar o pano com sangue e usar de novo ou não usar nada o.O credo
    Nunca imaginei que usavam peruca por isso e eu achava um charme esse povo kkkkkkkkkk acabou o encanto agr
    Amei
    Beijos
    yout: http://goo.gl/tTVnJO
    http://ingridegoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Eu não sobreviveria! Que bom que gostou :)
      Beijos, Ingride!

      Excluir
  7. Oi lindona tudo bem?
    hauhauah que horror, algumas coisas eu ja sabia outras não, to chocada povo porquinho nhe?
    Passando pra te desejar um Feliz Natal atrasado ♥, agradecer a sua visita no meu blog, e pra te convidar a assistir meu primeiro vídeo no canal, não ficou muito bom porém foi feito com muito carinho!
    Dúvidas, criticas e sugestões serão bem vindas!
    Beijos
    Thaizze

    www.thaizze.com.br
    Facebook
    You tube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaizze! Muito nojento esse povo!
      Vou assistir sim, pode deixar! ;)
      Beijos

      Excluir
  8. Já sabia sobre essas coisas, é muuuito nojento e felizmente, temos banheiros atualmente <3
    Adorei o post, achei super criativo falar sobre esse assunto no blog.
    Adorei seu blog, achei o layout muito lindo e os post criativos.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem, né! Que bom que gostou, muito obrigada!
      Beijos, Carla!

      Excluir
  9. Minha professora de história sempre faz questão de nos contar coisas que nos deixam impressionados, então eu já sabia de algumas partes. É exatamente por isso que os franceses (que eram os mais porcos) fabricavam perfumes e, hoje, mantém a fama!

    Quando fui a Porto Seguro, visitei a réplica da Nau (navio que trouxe os portugueses ao Brasil) e o moço explicou o seguinte: tinha uma corda pendurada na lateral do navio. Os mais corajosos, faziam xixi sentados na beira da lateral. Os mais ou menos corajosos, em um espaço no meio da lateral. E os menos corajosos, em um balde e jogavam ao mar. Quando faziam cocô, limpavam-se com a corda, deixavam-a no mar (limpando com a água) e todos usavam a mesma corda.
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e o pior é que existe alguns europeus que até hoje não tomam banho diariamente :0
      Não sabia essa da corda, que nojo, eu só sabia que a minha professora de história me contou, que em alguns navios havia um compartimento onde as pessoas faziam as necessidades e depois jogavam no mar! A gente também não pode se esquecer da nojeira que os escravos vinham nos navios, não sei qual é o pior!

      Excluir
  10. Eu já sabia desses hábitos no século 18, mas sabia assim por cima né, não sabia que era tão absurdo assim, gente, como esse pessoal aguentava? senhor.
    Faz uma visita, haha. Beijos. - Disturbia

    ResponderExcluir