Instagram

17 dezembro 2014

O que dizem os nossos sonhos


Desvendar o significado do que você enxergou durante o sono pode, sim, mudar a sua vida!

Para os terapeutas, os sonhos escondem neuroses, questões pessoais e funcionam como um mecanismo para a nossa mente se livra do que a incomoda. Biologicamente, médicos enxergam os sonhos também como um meio de comunicação com o seu cerebro.

O SONHO ACONTECE POR QUE...

PSICOLOGICAMENTE
 Os pais da psicologia e os maiores estudiosos dos sonhos foram Sigmund Freud e Carl Jung. Para Freud, o sonho é o jeito que a mente encontra para manifestar um desejo que não conseguimos expressar quando estamos acordados. É o inconsciente falando. Jung também acreditava nisso, mas não parava por ai.  Para ele, além das mensagens da sua mente, seus sonhos traduzem imagens que você aprendeu ao longo da vida e outras que são "naturais", como a ideia da morte. O conjunto dessas imagens é o inconsciente coletivo, que, combinado com o que rola com você no cotidiano, anima suas noites de sono.

BIOLOGICAMENTE
Do ponto de vista médico, os seres humanos pensam o tempo todo, inclusive durante o nosso sono. O sono seria então uma manifestação durante uma fase específica da noite, o sono REM (em inglês, Rapid Eye Movement- movimento rápido dos olhos, sintoma desse peridodo). Durante a fase REM, acontecem duas coisas: a  atividade das ondas cerebrais se acelera e o córtex pré-frontal, responsavel pela consciência e racionalidade, se apaga. Aí, então, abre-se espaço para todas as outras áreas se acenderem. O sultado disso é um cerebro mais instintivo, com imagens cheias de criatividade.

NÓS PODEMOS INTERPRETAS OS NOSSOS PRÓPRIOS SONHOS?
Até rola, mas não do mesmo jeito que um terapeuta faria. No caso do especialista, para que haja uma resposta, acontece uma análise profunda, um estudo, um estudo detalhado dos seus sonhos e , é claro, da sua vida. Mas se quiser você pode, sim, tentar associar as imagens que viu durante o sonhos. Tente buscar alguma relação com o momento que eestá vivendo, as vontades que você vêm sentindo, os pensamentos que já teve um dia. E lembre que as interpretaçoes são muito individuais. Só valem para você.

PODEMOS PROGRAMAR OS NOSSOS SONHOS?
Sim, isso é possível. Existem algumas tecnicas para condicionar o sonho que são utilizadas principalemente em gente que tem muito pesadelo. A proposta é adquirir consciencia de que se está sonhando por meio de uma série de exercicios praticos, como notar os proprios sonhos, se perguntar ao longo do dia se você está acordado ou sonhando, interromper o sono depois de 6 horas e  voltar a dormir novamente por mais duas horas e até hipnose. Na teoria, se você conseguir saber se está sonhando, pode controlar o seu sonho. Na prática, o sucesso da proposta é ainda bastante polemico.



 É PESADELO?
Descontando casos extremos, os pesadelos funcionam apenas como metáforas dos pensamentos que "assustam" o consciente. A psicologo Rosalind Cartwright, da Rush University, em Chicago, EUA, realizou testes com casais que estavam se divorciando. Aqueles que sonhavam mais com o seu ex ou tinham pesadelos com a relação começaram a lidar melhor com o estresse da situação durante o dia.
Mesmo para pacientes deprimidos, o sonho ruim poderia funcionar como um mecanismo de regulação do humor. E não é só uma questão de tristeza, não: o psicologo Patrick McNamara defende que pessoas com maior tendencia aos pesadelos são mais criativas e focadas!

É FAKE

"Comer muito dá pesadelo"
Normalmente, não. Mas é bom lembrar que, quando você sonha, você não para de pensar! Então, se tiver comido muito (a ponto de rolar um desconforto gástrico), é ´provavl que seu cérebro queira passar essa mensagem para você.

"Sonhar  com cobra é sinal de falsidade"
Não! Isso é um dito popular. Então, por que continuamos sonhando com eles? É que quando algumas imagens já estão no nosso inconsciente coletivo, esse enorme banco de dados abastecidos por cada um de nós. "As imagens dos sonhos surgem do inconsicente coletivo, que pode ganhar significados diferentes para cada sonhador. Por isso, não devemos nos prender na hora de interpretá-los", é o que explica a doutora Dulce Helena Briza, do Instituto Junguiano de São Paulo.

"Um sonho dura dois segundos"
Não! Muito mais. O sono REM surge em ciclos, três ou quatro vezes em cada dormidinha. Então, cada sonho dura de 20 minutos a meia hora. Muito, né?! Claro, a noção do tempo também é relativa quando se dorme...

CURIOSIDADES

Por que eu não me lembro do meu sonho?
Para começar, todos os fatores que favorecem o esquecimento enquanto estamos acordados
também fazem com que nos esqueçamos dos sonhos. Assim, boa parte da atividade onírica é esquecida porque não é relevante, ou seja, desperta sentimentos tão mínimos que acabamos não ocupando nossa memória com eles. Entretanto, esse não é o único fator responsável pela memória das imagens que os sonhos nos proporcionam.

Mas de novo?
Ás vezes, você não pensa a mesma coisas várias vezes? Então, com os sonhos é a mesma coisa! Isso acontece principalmente quando tem um apelo emocional forte.

Como os cegos sonham? 
Uma pessoa cega desde o nascimento não tem um repertorio visual, ou seja, ela não tem lembrança de coisas que viu. Por isso, acaba usando outros sentidos nesta hora e relembrando cheiros, sons, sensaçoes durante o sonho.

Foi tão real...
Alguns sonhos podem, de fato, parecer mais real do que outros. São os chamados sonhos vividos. Isso porque você continua com os sentidos ligados durante p sono e pode cabar sonhando com o cachorro se ele latir no meio da noite, por exemplo. Além disso, o corpo possui respostas fisiológicas. Tipo quando você sente vontade de fazer xixi durante o sonho e precisa levantar para poder faze-lo

NO CINEMA

Sonhando Acordado (2006)
Stephane (Gael Garcia Bernal) tem sua vida real invadida pelos sonhos. Incapaz de se declarar pela vizinha por quem é apaixonado, tenta alcança-la enquanto dorme!



Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
Um ex-casal se oferece para dormir enquanto uma equipe de terapeutas invade seus sonhos e extrai as memorias do amor perdido.


A Origem (2010)
Um especialista em invadir os sonhos de outras pessoas (Leonardo DiCaprio) e roubar ideias recebe uma missão impossível: plantar uma ideias na cabeça de alguém e, quem sabe, recuperar sua vida antiga!

Então, me conta o seu sonho mais louco que você já teve! Vou adorar ler :)

Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Eu quase nunca lembro meus sonhos, mas na maioria das vezes que lembro, ou aconteceu algo ruim, ou muito bom. É o que dizem, sempre sonhamos, mas nem sempre nos lembramos. Adorei a ideia, ficou criativo e é sempre bom saber mais.
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse negósio de controlhar o sonho é bem legal, lembro q quand criança eu vivia achando q tava sonhando, então um dia minha prima falou pra eu me besligar pra saber e então comecei a fazer isso o dia todo e como a lógica q vc citou, de se perguntar se esta sonhando ao longo do dia, funcionou, eu me belisquei em um sonho e descobrir q estava sonhando então pude controlar.
    Também faço muito isso de tentar interpretar meus próprios sonhos haha
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que bacana.
    O post ficou super interessante *-*
    Ammei! Isso já foi tema de uma aula de filosofia lá na escola
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua postagem! Eu adoro esse papo de consciente/inconsciente. Você fez um ótimo post. Muitas coisas aí eu tinha curiosidade, tipo como os cegos sonham. E esse sonho vivido já aconteceu comigo várias vezes. Uma vez eu sonhei que estava sendo estrangulada e acordei com o lençol enrolado no pescoço. É horrível!
    Raramente me lembro dos meus sonhos. De fato, o dessa noite foi realmente com algo que pensei muito durante o dia e algo que realmente aconteceu. Adorei!!!

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca sonhei um sonho vivido (ainda bem!). Que horror! Só imagino...
      Que bom que gostou, Ludmila! Muito obrigada

      Excluir
  5. Muito interessante seu post, interessante e real, digo isso porque estou entrando no quarto ano de psicologia e mesmo sabendo que não existem verdades absolutas em relação aos sonhos, na teoria o que você disse está correto. Parabéns!
    meu blog: http://docediamantee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico mega feliz em ler isso! Pesquisei bastante para fazer o post. Muito obrigada :)

      Excluir
  6. Muito legal, ultimamente consigo perceber que estou sonhando e ai penso em algo de bom que gostaria de fazer e ainda não fiz ainda rsrs
    beijão muito bom o post.

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Aii! Que loucura alguém falando desse tema <3
    Eu adoro prestar atenção em sonhos e ouvir sonhos dos meus amigos, acho que essa é uma das coisas que me faz me apaixonar mais por psicologia e querer mais seguir essa profissão.
    Pra mim os sonhos falam muito sobre as pessoas...
    http://pinceluar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo! Já passei horas falando sobre sonhos com os meus amigos.

      Excluir
  8. Nossa, que post legal! Gosto tanto de sonhar mais a vezes estou voando alto de mais *-*
    Beijos
    http://garotaper-feita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, seu blog é super amor! Já estou seguindo! ♥
    E a postagem foi muito interessante! Já estou aqui vasculhando outros posts pra ver o que mais de legal tem no seu blog!

    Beijos! Oh My Feels!

    ResponderExcluir
  10. Adorei demais essa postagem! Sonhos é muito louco mesmo!

    Beijos
    www.modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu já sonhei um sonho vivido é horrível uma vez sonhei caindo em um grande abismo, e quanto mais eu cair mais ia doendo. Quando eu acordei assustada eu tinha caído de cima da beliche da minha prima. Muito interessante sobre os cegos, e também isso de sonhar com cobras, já sonhei muito..Esse post ficou muito legal!
    Beijinhos! www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu tenho uma amiga que levou 6 pontos, porque sonhou que estava caindo e, assim como você, caiu do beliche e se machucou!
      Muito obrigada, Fran!
      Beijos

      Excluir
  12. Oi tudo bem?
    Cara, adorei o teu post, sério, muito bem explicado e o tema é ótimo.
    Meus sonhos sempre são estranhos, nunca tem sentido ahahaha.
    Estou seguindo seu blog, se puder retribuir ficarei muito feliz, estou em meta :)
    Beeeeeijos!

    http://cataventodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Fico feliz que tenha gostado, muito obrigada! Os meus também são bem estranhos rsrsrs
      Beijos

      Excluir
  13. Olá, como vai? ;D
    Eu amei o post! Adorei o tema, adorei todas as informações e eu gosto muito de ler sobre isso, porque eu sempre sonho com a mesma coisa, ou tenho um sonho, tipo respondendo uma dúvida, tipo isso kkkk
    Acho esse assunto bem interessante. Queria saber qual o significado daquelas sonhos sem pé nem cabeça que nós temos. Odeio esses sonhos que parecem reais, porque sempre sonho que estou morrendo, ou me afogando. rs
    Beijos ~

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taynara! Que bom que gostou! Respondendo a tua pergunta, isso acontece porque durante a fase do nosso sono, a REM, que é quando nos sonhamos, acontecem duas coisas: a atividade das ondas cerebrais se acelera e o córtex pré-frontal, responsavel pela consciência e racionalidade, se apaga. Aí, então, abre-se espaço para todas as outras áreas se acenderem. O sultado disso é um cerebro mais instintivo, com imagens cheias de criatividade. Por isso, que acabamos tendo esses sonhos super doidos! Consegui responder a tua dúvida?
      Beijos

      Excluir
  14. Que post legal <333333333333333333 Se tem uma pessoa que AMA falar sobre sonhos = Eu. Saber que está sonhando não quer dizer que você consiga controlar ): Eu sei que to sonhando (sempre) e nunca consegui controlar nadinha. mimimimi Eu sonho todas as noites e sempre me lembro dos sonhos. Em geral, tenho pesadelos, mas ok, haha. Sério, esse post ta bom demais <3 Hoje sonhei com uma cobra me mordendo kkkkkkk achei engraçado ter isso citado no post. Vou parar de digitar se não eu não paro nunca, mas sou a pessoa mais louca que existe com sonhos. Se puder fazer mais posts sobre, ia adorar ler <3 (ou até mesmo conversar um dia)

    pamelawille.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Que bom que gostou! Pode deixar que eu vou tentar fazer mais posts assim ;)
      Beijos, Pamela!

      Excluir