Instagram

10 janeiro 2016

Melhores livros lidos em 2015


Humm... acho que cheguei um pouco atrasada. Mas o que vale é a intenção, não é mesmo? 2015 foi o ano que eu me apaixonei de vez pela leitura. Sempre gostei de ler, porém não gostava tanto quanto gosto atualmente. E por isso, é claro, que não poderia faltar uma postagem sobre os melhores livros que li no ano passado!
A Linguagem das Flores
Sinopse: Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram.
Minha opinião: É realmente MUITO bom. Não é nada clichê. É tocante. A  protagonista é uma pessoa complicada de gostar. Victoria é muito teimosa e faz de tudo para manter-se sempre longe do contato humano, porém você acaba se apegando a ela e torce para que tudo se ajeite na sua vida, mesmo sabendo que cicatrizes do passado nunca se saram.  "A Linguagem das Flores" fez enxergar o mundo e as flores de uma forma incrivelmente diferente.
Laranja Mecânica
Sinopse: Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma resposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de '1984', de George Orwell, e 'Admirável Mundo Novo', de Aldous Huxley, 'Laranja Mecânica' é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.
Minha opinião: É doidão e é maravilhoso. A linguagem que Burgess criou é genial, torna a experiência da leitura muito mais incrível.
O livro tem  muitas cenas de violência, como é de se esperar,  mas Alex é um dos personagens mais marcantes e diferentes. Chega até ser divertido as suas ideias e pensamentos super doidões, mesmo sendo maldosos.
Feios
Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que o transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito. Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quanto Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito - e, acredite, não é nada bonito.
Minha opinião: O título é não tem nada de atrativo, mas juro para vocês que é um dos melhores livros distópicos atuais. Ele dá um belissimo tapa na cara dessa nossa geração que tem como única preocupação se divertir e enquadra-se nos padrões de beleza criados pela sociedade.
Perfeitos
Sinopse: Tally agora é uma perfeita - deslumbrante e avoada. As festas nunca acabam em Nova Perfeição, e os feitos de seus dias de feia deram a Tally uma reputação inigualável. Agora, tudo que ela precisa fazer é esperar ser aceita entre os Crims, um grupo de perfeitos que se diverte testando os limites da cidade, mas isso não deve demorar muito - com seu histórico de rebeldia e com Zane, o líder do grupo, ao seu lado... Mas nem tudo corre de acordo com o esperado na grande festa dos Crims - um enfumaçado entra de penetra na festa e isso traz de volta lembranças esquecidas há tempos, em uma certa mesa de cirurgia... A Fumaça, apesar do golpe dado pelos Especiais, não está derrotada. Das imensidões desertas longe das cidades, os enfumaçados continuam a lutar e se rebelar contra as imposições da Divisão de Circunstâncias Especiais. E, de repente, Tally se vê forçada a escolher entre viver na bela ilusão de felicidade, em Nova Perfeição, ou enfrentar a realidade e se juntar à Fumaça... mais uma vez.
Minha opinião: Dói meu peito só de lembrar da tamanha sofrência que ele é. Deus, ele é ainda melhor que o primeiro livro. Aliás, a série tem quatros livros. E os direitos dos livros foram comprados há um tempão, mas até hoje ainda não foram adaptados para o cinema (choremos).
After
Sinopse: Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial.
No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda – Zayn, Niall, Louis e Liam – também viraram personagens na trama.
Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.
Minha opinião: "Nossa, uma fanfic do One Direction? Deve ser uma bosta". Também pensava isso, só comprei o livro porque estava R$ 14,90 em uma banca de revista. E me surpreende pra caramba! É um ataque cardíaco a cada capítulo, Brasil! É sério, sem exageros. Cada capítulo tem uma surpresa. E os personagens pouco se parecem com os carinha da boyband, nem mesmo na aparência. "After" foi a melhor surpresa literária do ano!
Anjos e Demônios
Sinopse: Antes de decifrar O código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano.
Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça.
Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade que ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal.
Minha opinião: Nossa, esse livro me fez muito de trouxa- HAHAHA. Dan Brown é maravilhoso, o mundo inteiro sabe. O exagero de descrição dos ambientes nos dá a impressão de estarmos realmente aonde está se passando a história.
O Grande Gatsby
Sinopse: Considerado um dos livros mais importantes do século XX, "O Grande Gatsby" é um consagrado sucesso de público e crítica. Em quase cem anos de sua publicação, teve adaptações para cinema, teatro e ópera e arrebatou milhares de fãs, entre eles, J. D. Salinger. Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gim é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana. O protagonista deste romance é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. O livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker, todos integrantes da aristocracia tradicional.
Minha opinião: Anos 20. Nova York. Segredos. Amor. Esse livro é lindo. Mesmo tendo um final trágico.

Quais foram os melhores livros lidos por vocês em 2015?

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nunca tinha visto falar em nenhum mas pelo que li parecem ser bons mesmo, principalmente o "After"
    ótimo post c:

    Beijos <3
    quietlypink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei os livros..
    em 2015 li poucos.. li, o colecionador de lagrimas, conquistando sonhos, sushi, e agora esqueci dos outros.. rsrrs
    mais esse ano já li beijada por um anjo 1 e já estou no 2
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai caramba, Lana!
    Você conseguiu me fazer sentir vontade de ler todos os que ainda não conhecia!!!!
    Tô muito feliz que você voltou ♥

    Beijo, Nay.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a indicação, esse livro Laranja Mecânica ♥ é muito amor haha.



    http://imaginneee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir